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Paraná "Não perca a fé"

Professor que perdeu R$ 700 após devolver PIX que recebeu por engano ganha mesmo valor de desconhecido

Enquanto professor devolvia valor que recebeu, banco também retirou mesma quantia da conta dele para estonar quem errou a transação

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(Foto: Arquivo pessoal)

O professor Luiz Cezar Lustosa Garbini, que perdeu R$ 700 depois de devolver um PIX que recebeu por engano, ganhou o mesmo valor de um desconhecido que se comoveu com a história dele. O dinheiro foi depositado na segunda-feira (1º).

Na última quinta-feira (27), o professor devolveu o PIX a um homem que fez a transferência por engano, só que, simultaneamente, o banco retirou o mesmo valor da conta dele para poder estornar quem errou a transação. Ou seja: o homem que inicialmente transferiu os R$ 700 por engano, no fim das contas, recebeu R$ 1.400, e Garbini perdeu R$ 700.

O professor, que tem 23 anos, levou o caso à Polícia Civil do Paraná (PCPR), em Fazenda Rio Grande. Ele tentou conseguir o valor de volta com o banco, mas a instituição disse que não conseguirá fazer a devolução porque o autor da transferência por engano está sem valores na conta.

O professor foi surpreendido com a transferência feita pelo empresário Lerry Granville, que não conhecia Garbini, mas ficou sabendo da história pelo g1 e se comoveu com a situação.

Junto com o PIX no valor de R$ 700, Granville deixou uma mensagem ao professor:

“Prof Luiz, não perca a fé, existem pessoas corretas. Este é um presente caso não receba de volta. Abraço”, dizia o recado.

O empresário é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e conta que, quando viu a história de Garbini, viu a oportunidade de fazer o bem.

“Ele fez o certo, foi honesto, mas alguém não foi. O mundo tá tão cheio de desafios, que sempre que posso aplico o que meu querido pai ensinou: ‘Quanto menor a capacidade dos outros se defenderem, maior nossa responsabilidade de defendê-los'”, afirma.

Jovem achou que dinheiro era devolução

Garbini conta que, inicialmente, ficou confuso, porque não viu a mensagem enviada junto com o PIX. Inclusive, chegou a pensar que poderia ser o banco fazendo a devolução do dinheiro.

Horas depois, viu que a transferência tinha uma mensagem e conseguiu conversar com Granville, que disse para ele nunca perder a esperança.

“Fiquei emocionado e muito feliz em saber que a pessoa, mesmo não me conhecendo, sentiu empatia pela situação e me ajudou dessa forma”, disse o professor.

A Polícia Civil disse que o caso está sendo investigado. O professor deve ser ouvido nesta terça-feira (2).

O g1 tenta contato com o homem que se recusou a fazer a devolução do dinheiro.

A confusão com o PIX

(Foto: Arquivo Pessoal)

A confusão aconteceu após um homem mandar uma mensagem no WhatsApp de Garbini falando que tinha feito a transferência de R$ 700 por engano. Como o professor usa o próprio celular como chave PIX, o homem conseguiu contato com facilidade.

Depois da conversa, o professor checou a conta e identificou que, de fato, estava com R$ 700 a mais.

Ele disse que tentou fazer a devolução pelo aplicativo, no formato de estorno, mas não conseguiu. Por isso, decidiu fazer um PIX para o homem, formalizando a devolução.

Minutos depois, quando precisou acessar a conta bancária novamente, notou o prejuízo.

“O valor original que eu tinha era R$ 1 mil, quando eu recebi os R$ 700 dele, eu fiquei com R$ 1.700, mas daí eu enviei o PIX para ele e eu voltei para os meus R$ 1 mil. Só que passou 15 minutos, eu entrei na minha conta e eu estava só com R$ 300 reais”, explica.

Conforme Garbini, ele entrou em contato com o homem explicando a situação, mas disse que ele não quis devolver o valor, debochou da situação e o bloqueou no WhatsApp.

“Me senti desacreditado que o cara teve essa atitude logo após eu ter sido honesto com ele”, lamentou.

O que diz o banco do professor

Em um e-mail enviado na segunda-feira para Garbini, o Mercado Pago afirmou que analisou a situação, mas disse que não conseguirá devolver o dinheiro porque “a conta que recebeu o valor não tem mais valores disponíveis para fazer a devolução”.

“Com essa resposta da instituição que recebeu o valor, infelizmente não será possível fazer um novo pedido de devolução para esse pagamento.”

(Foto: Arquivo pessoal)

O g1 questionou o Mercado Pago se o processo de estorno é procedimento padrão da instituição, que explicou que o autor do PIX entrou em contato e solicitou um MED Pix – mecanismo especial de devolução em caso de fraude, criado pelo Banco Central.

“Nestes casos, o Mercado Pago avalia o MED para definir se haverá devolução ou não, e em caso de devolução o recebedor do Pix terá os recursos bloqueados da conta”, afirma a instituição.

Com G1

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