Integrantes de movimentos de sem terra do Paraguai protestaram, no início da tarde desta quarta-feira (29), no Centro de Cidade do Leste, perto da aduana do país vizinho.
Durante o protesto, eles impediram a passagem de veículos na Ponte Internacional da Amizade, entre o país e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Isso gerou congestionamento na BR-277, que ultrapassou o viaduto da Avenida JK.
Conforme os manifestantes, eles são contra a votação de um projeto do governo do Paraguai que aumenta a pena para pessoas processadas por invasão de propriedade.
Atualmente, a pena prevista é de até 5 anos de prisão, mais o pagamento de multa. Se o projeto em discussão for aprovado, a pena de prisão passaria de 6 a 10 anos.
Perto das 12h20 desta quarta, os manifestantes fizeram uma passeata no centro de Cidade do Leste. O trânsito foi liberado por volta das 13 horas.
Autoridades de segurança acompanharam a manifestação, que ocorreu de forma pacífica.
Até a última atualização desta reportagem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que não tinha informações sobre o protesto. O tamanho do congestionamento não foi divulgado.
Com G1