Fale com a gente

Osnei Alves

Fortalecimento dos propósitos de vida diante das necessidades humanas

Publicado

em

Todas as pessoas desejam sanar as suas necessidades, sejam elas: financeiras, afetivas, profissionais, entre outras. As realizações são efêmeras, por mais que diante da sociedade, muitos são propagados como exemplos de vencedores. A mídia propaga pessoas com sucessos incondicionais, criando um conceito de felicidade plena, isso manifesta o desejo de muitos em ocupar aquele lugar maravilhoso.

Na realidade, as vitórias são momentâneas, a vida um recomeço, o desejo transitório e as experiências fonte de maturidade e sabedoria. Analisando pelo lado da motivação, as conquistas têm um lado positivo, todos os seres humanos necessitam de um objetivo e consolidação das conquistas para estabelecer outros objetivos e assim desenvolver novas estratégias nos âmbitos: econômicos, sociais, educacionais e políticos.

Acredito que em todos os âmbitos, o campo do conhecimento é necessário, porém com uma dose de realidade, as conexões da vivência são concentradas em modos de vida e todos necessitam de dinheiro, relacionamento, emoções.

Não criticando de modo superficial o campo dos artistas ou quem desenvolve profissões da intangibilidade, onde o produto diretamente é vinculado como de difícil mensuração. A parte dos artistas vejo como um grande paradoxo, devido a razão da realidade, profissões ortodoxas que manifestavam uma segurança, na atualidade tiveram que melhorar as suas técnicas, e carreiras pautadas nas questões artísticas serviram como base para a inovação.

A junção de várias ciências, sempre foi um grande paradigma, desde o início da trajetória educacional, as disciplinas foram ensinadas de modo particular, o próprio aluno observou que a realidade analisada de várias maneiras, tem uma complexidade maior do que ensinada nas escolas e o desenvolvimento de produtos ou serviços concentra-se em resolver problemas de várias formas, a instabilidade é inevitável.

A grande fortaleza do artista encontra-se na representação do seu produto perante a valorização de outras pessoas, isso significa capacidade de criar conexões e geração de valor. Uma grande dificuldade é tangibilizar a necessidade de consumir um produto que não esteja nas necessidades básicas, porém alimenta uma parte importante dos humanos, o espírito.

Muitos debates e ideias são delineados sobre as necessidades humanas, as físicas são inevitáveis e visíveis: alimentação, saúde, moradia, trabalho. Todas as pessoas necessitam suprir suas necessidades básicas, visando a dignidade do indivíduo.

Porém, cada vez mais em um ambiente capitalista e de diversas opções de produtos as necessidades são disponibilizadas, aliadas a sofisticação das marcas que seduzem muitas pessoas para consumi-las.

As organizações utilizam como estratégias os públicos-alvo do seu segmento e analisam os hábitos e necessidade como fonte de receita. Diante dos pensamentos as necessidades podem ser efêmeras, modismo que logo pode passar, porém algumas estão em nosso cotidiano, dificilmente filmes, novelas, livros não fizeram parte da sua vida. Ao consumir esse produto, houve uma satisfação que não é clara, mas faz uma grande diferença nas realizações.

Na vertente do propósito da existência, a dúvida toma conta dos indivíduos, a área organizacional realizou muitos estudos antropológicos e sociológicos para entender as transformações históricas, para estabelecer estruturas e estratégicas de marketing para o suprimento das necessidades, algumas propiciaram evidenciar que essas necessidades poderiam ser encaradas como desejos.

Os desejos transformam necessidades que não eram prioritárias em satisfação por mais que tenham uma visão temporária. É possível analisar que muitas pessoas adquiriram dívidas com produtos que não eram necessidades básicas, devido ter acesso ao crédito simplificado e ser conduzido ao consumo da satisfação em curto prazo, porém com compromissos de longo prazo.

O sonho inserido nas mentalidades individuais tem concretizado muitos fatores que tinham como fundamento contribuir para a felicidade, por outro lado, emergiu para muitos, anseios e dificuldades, que podem ser vivenciados como uma fonte de motivação, ou indecisão. O desconforto é uma premissa importante para refletir sobre os diversos pontos da vivência e ter um caminho de reflexões e conhecimentos acompanhados diante de toda a vida.

Todos os dias as pessoas são desafiadas, para alguns o amanhecer é um início de oportunidade, para outras tristezas, rancores e dissabores. É fato que todos planejam as próprias vidas e caminham por lugares que oferecem riscos ou incertezas. Os riscos manifestam a ideia que houve um planejamento e uma direção, a incerteza conclui que pode ocorrer algo positivo, porém não há fatos, ferramentas, procedimentos e processos que possam amparar e oferecer base para o resultado.

O estudo oferece para todos uma oportunidade de mudanças e melhorias, outrora era muito difícil ter acesso à informação, devido à falta da democratização do saber, algumas classes foram privilegiadas e se lançaram como dominantes em virtude do conhecimento. Com o advento da tecnologia, muitas pessoas podem ter acesso a um vasto campo de informações e obter um conhecimento com qualidade.

Porém, é possível encontrar pessoas sem direcionamento, mesmo com conhecimento, dessa forma o líder passa a ter um papel interessante na conscientização das capacidades humanas, pois oferece experiências cotidianas que impactam várias pessoas, no debate das ideias, não há caminhos absolutos, apenas formas diferenciadas de obter resultados.

Quem é Osnei Francisco Alves

Osnei Francisco Alves é especialista na área de gestão, estratégia empresarial, marketing, comunicação, tecnologia, educação, entre outras. Escritor de livros e artigos científicos. Atualmente, gerente executivo do Senac em Marechal Cândido Rondon.

consultorosnei@gmail.com

Facebook e Instagram: Osnei Francisco Alves

Copyright © 2017 O Presente